Alterações hormonais, estresse ou desequilíbrio no equilíbrio ácido-base podem causar perda de cabelo. Mas não entre em pânico: remédios caseiros simples podem reduzir suavemente a perda de cabelo. Apresentamos oito ajudantes naturais que você já pode ter em casa.

O cabelo e o couro cabeludo são um espelho de nossa saúde: mudanças físicas como a menopausa, um equilíbrio ácido-base desequilibrado ou estresse persistente são frequentemente notados por queixas psicológicas ou físicas. 

Especialmente nas mulheres, as fases de estresse físico ou emocional geralmente afetam os cabelos e o couro cabeludo e são visíveis através do aumento da perda de cabelo ou de outros problemas capilares .

Mesmo que a perda de cabelo hereditária – que deve ser tratada por um médico – possa ser descartada no seu caso, você deve primeiro consultar o seu médico se tiver uma perda de cabelo duradoura.

 A perda de cabelo pode ser resultado de doenças auto-imunes, distúrbios da tireóide ou doenças de pele, como eczema ou psoríase. 

Se você também pode descartar esses riscos com um diagnóstico médico, meios simples da natureza e da família podem ajudar a evitar mais perda de cabelo e manchas carecas na cabeça e promover o crescimento de novos cabelos.

8 Dicas naturais para perda de cabelo

1. Óleo de coco

Os ingredientes do óleo de coco ajudam a conter fungos e vírus. Dessa maneira, o remédio natural pode aliviar a perda de cabelo causada por um ambiente super acidificado do couro cabeludo ou por uma quantidade excessiva de fungos no couro cabeludo.

 Massageie o óleo de coco no couro cabeludo como tratamento capilar, deixe agir por cerca de meia hora ou até mesmo durante a noite e depois lave o cabelo normalmente.

 Devido ao seu efeito antifúngico, o óleo de coco também tem um efeito interno positivo no equilíbrio ácido-base e na flora intestinal: para uma cura do óleo de coco para perda de cabelo, tome uma a duas colheres de chá de óleo de coco com o estômago vazio uma vez por dia.

2. Urtiga

A urtiga é um remédio natural que é tradicionalmente usado há décadas para queda de cabelo e outros problemas capilares . 

A planta contém várias substâncias vitais: potássio, cálcio, ferro, vitaminas B1, B5, C, D e vitamina E.

Quando usadas em um tônico capilar ou em um tratamento capilar, esses ingredientes ativos estimulam a circulação do couro cabeludo e fornecem aos cabelos os saudáveis ​​até as raízes 

Leia também: Como tratar a alopecia

3. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um remédio caseiro comprovado que promove o crescimento saudável do cabelo, equilibrando o equilíbrio ácido-base do corpo. 

Para uma lavagem com vinagre de maçã, dilua o vinagre com água morna na proporção de um a cinco e lave os cabelos e o couro cabeludo com a mistura após a lavagem. 

Se você achar o cheiro desagradável, lave o cabelo com água fria e limpa após cinco a dez minutos de exposição – no entanto, a nota essencial desaparecerá sozinha durante o dia. 

4. Feno-grego

As sementes de feno-grego podem ajudar na forma de cápsulas internamente ou misturadas com uma pasta de couro cabeludo externamente para evitar a perda de cabelo. 

A vitamina B, vitamina C e ferro contidos nas sementes de feno-grego fornecem ao cabelo nutrientes importantes, estimulam a circulação no couro cabeludo e fortalecem a raiz do cabelo.

5. Cerveja

A cerveja contém vitamina B, que pode promover o crescimento saudável do cabelo. Uma vez usada como condicionador de cabelo, a cerveja pode reduzir a perda de cabelo uma vez por semana, nutrindo as raízes do cabelo – e ao mesmo tempo suavizando o couro cabeludo irritado, que geralmente é uma causa de queda de cabelo. 

6. Aloe vera

O suco da planta aloe vera acalma o couro cabeludo e elimina os germes graças ao seu efeito hidratante. Com sua própria planta de aloe, você pode cortar o gel das folhas conforme necessário e usá-lo como uma cura benéfica para a perda de cabelo.

 As cadeias de cosméticos e as lojas de produtos naturais também oferecem o suco rico em nutrientes da planta, que você pode usar como auxiliar em caso de perda de cabelo e massagear no couro cabeludo estressado antes de lavar o cabelo.

 Quando usados ​​internamente, os nutrientes do suco de aloe vera estimulam o metabolismo e, portanto, têm um efeito positivo no crescimento do cabelo.

7. Óleo de argan

O óleo de argan contém uma proporção particularmente alta de ácidos graxos insaturados, que têm um efeito positivo na saúde. 

Mesmo com a perda de cabelo, você pode usar os nutrientes do óleo de alta qualidade. Quando usado como tratamento capilar, o óleo de argan estimula a circulação sanguínea e reduz a inflamação e toxinas no couro cabeludo, o que pode causar queda de cabelo.

 Devido ao seu efeito antibacteriano e hidratante, o óleo de argan ajuda contra a coceira e a irritação do couro cabeludo e suaviza os cabelos estressados.

8. Salsa

A salsa é mais do que apenas um tempero de sopa: a planta herbácea é particularmente rica em ferro e vitaminas. Para uma cura de salsa fortalecedora para queda de cabelo, esmague alguns talos de salsa fresca e despeje água quente sobre eles. 

Após pelo menos oito horas de preparo, despeje as folhas desfiadas e despeje a mistura sobre o cabelo. Deixe por pelo menos 15 minutos. 

Como alternativa, você pode massagear o óleo puro de hortelã-pimenta, disponível em lojas de produtos naturais, mercados orgânicos e farmácias, no couro cabeludo à noite e deixá-lo durante a noite.